Vista da Laje

VIDAS QUE IMPORTAM

Morador da periferia, Nil César está a frente do canal ‘Vista da Laje’ com o personagem ‘Seu Zé’, que de forma engraçada faz críticas profundas contra o momento político que estamos vivendo nesse pais de contrastes onde autoridades, veículos de comunicação e líderes nos incentivam a permanecer em casa, em quarentena, para nos preservar da Covid-19, mas se esquecem que somos trabalhadores autônomos, empregadas domésticas, trabalhadores da construção, trabalhadores rurais, vendedores ambulantes, moradores de comunidades, trabalhadores informais que necessitam buscar o pão a cada dia.

Fonte: canal Vista da Laje – youtube.

Somos todos Iguais???
“Não podemos ser todos iguais se somos muito diferentes em nossa igualdade”. Por meio de uma analogia com um Navio, o personagem “Seu Zé” demonstra que os passageiros da “primeira classe” estão em condições muito diferentes nessa “viagem”.

Não somos todos iguais em um país onde 13,5 milhões de pessoas vivem com o valor de 145 reais por mês, de acordo com os dados de 2018 da Síntese de Indicadores Sociais (SIS). São 13,5 milhões de pessoas em extrema pobreza no Brasil que, mesmo com um sistema público de saúde, não consegue anular o rápido contágio da Covid-19. Colhemos a potencialidade do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que não percamos de vista a gigantesca desigualdade social, que permanece a gritar por mais atenção e políticas públicas. (Laura Guerra)

Diariamente em nossas periferias, comunidades, favelas, milhões de BRASILEIROS, TRABALHADORES, saem para buscar o “pão de cada dia”, que necessitam buscar “a cada dia”.

O direito a quarentena é excludente, estando os favelados e suburbanos na base da marginalização econômica, sendo o corpo negro coisificado e reconhecido como uma unidade de trabalho lucrativa e suas subjetividades não reconhecidas nos planos de contingências. (Favela em pauta)

Bibliografia

Canal Vista da Laja – Youtube
Laura Guerra Doutoranda em Comunicação e Informação -PPGCOM/UFRGS
favelaempauta.com

Veja os vídeos do Vista da Laje:

#ForaBolsonaro
#EleNão

Comentários

Deixe uma resposta