O Rola Moça, como é conhecido pelos mais íntimos, fica localizado entre os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho, e é o terceiro maior parque em área urbana do país, abrigando mananciais que abastecem Belo Horizonte e municípios vizinhos.
A comunidade de Casa Branca luta contra reativação da Mina Casa Branca, que se encontra em fase de licenciamento na SUPRAM, e que pretende minerar em área de amortecimento do PESRM- Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em absoluto desrespeito à Lei 9.985/200 SNUC- Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Tendo em vista a existência de um passivo ambiental, na área da Mina Casa Branca que foi abandonada, em razão da complacência do Judiciário na aplicação das leis de proteção ambiental, o que constitui incentivo aos infratores a persistirem em condutas delituosas, gerando como consequência a impunidade, não podemos aceitar a ideia de que a Mineradora precisa minerar dentro do Parque para recuperar a área de seu passivo Ambiental. A empresa MGB precisa pagar pelo que fez e ter seus pedidos de licença negado. Não queremos mais estragos. Este projeto monetário, dentro de UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, põe em risco os mananciais que abastecem 40% da Região Metropolitana de Belo Horizonte, são 6 mananciais de água que abastecem mais de 2 milhões de pessoas de BH, além de toda a Comunidade de Casa Branca. Pelo exposto, nós abaixo-assinados e devidamente identificados, solicitamos ao órgão Licenciador SUPRAM e ao Ministério Público que examinem a questão com profundidade e optem pelo não licenciamento e pela responsabilização criminal desta empresa predadora.
Na última segunda feira (19), o Conselho Consultivo do PESRM/Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em sua grande maioria, votou a favor da operação de três mineradoras em áreas protegidas por legislação ambiental, na região de Casa Branca/Brumadinho: duas na zona de amortecimento do Parque _ as minas Córrego do Feijão (Vale), Jangada (MBR/Vale) _ e a Mina Casa Branca, da MGB/Mineração Geral do Brasil, esta última em pleno Rola Moça, terceiro maior parque estadual do País. Além de pretender minerar numa área de proteção ambiental, o projeto da MGB prevê a abertura de uma estrada, em meio ao parque, a fim de escoar sua produção…
Votem no abaixo-assinado e ajudem a salvar a Serra e as nossas águas!