Os cursos são direcionados a fotógrafos e apreciadores de imagens, tanto amadores como profissionais, ministrados por professores conceituados e com valores acessíveis
O Centro de Extensão da Escola de Belas Artes da UFMG (Cenex-EBA) está com inscrições abertas à comunidade para cursos de fotografia e imagem digital, realizados neste semestre.
Os cursos são direcionados a fotógrafos e apreciadores de imagens, tanto amadores como profissionais, ministrados por professores conceituados e com valores acessíveis. Todos os cursos acontecem no campus Pampulha. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3409-5256 ou pela internet.
Ex-alunos dos cursos de extensão da área de Fotografia ganham 10% de desconto. Para obter o desconto é preciso apresentar certificado de curso ou comprovante de inscrição no Cenex da EBA (3409-5256). As inscrições para obtenção do desconto devem ser feita até 7 dias antes do início do curso desejado.
Curso: Lightroom – organização e tratamento de imagens
- Data: 22, 24, 29 e 31 de outubro – 5 e 7 de novembro
- Horário: segundas e quartas, das 19h às 22h
- Carga horária: 18 horas/aula
- Inscrição: até 21/10
- Objetivos: apresentar as ferramentas e funcionalidades do programa Adobe Photoshop Lightroom, incluindo o gerenciamento e tratamento de imagens individuais ou em lote. Proporcionar ao aluno entender o funcionamento da ferramenta desde a inserção das fotografias em sua interface, passando pela organização, seleção e tratamento à integração ao Photoshop e exportação do material para fins de apresentação na web e impressão.
Curso: Photoshop – tratamento e manipulação de imagens
- Data: 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro
- Horário: quartas e quintas, das 19h às 22h
- Carga horária: 18 horas/aula
- Inscrição: até 21/10
- Objetivo: mostrar as ferramentas e suas aplicações. Barra de ferramentas, menus, paletas auxiliares, filtros etc. Colagens digitais, tratamento de pele, restauração de fotos antigas, maquiagem digital e plástica digital. Ambiente de trabalho e dicas de organização e gerenciamento.
Curso: Flash na Fotografia – como e quando utilizar
- Data: 13, 18, 20, 25 e 27 de novembro
- Horário: segundas e quartas, das 19h às 22h
- Carga horária: 15 horas/aula
- Inscrição: até 09/11
- Objetivo: apresentar os princípios básicos da fotografia com flashes, sejam eles externos ou embutidos, promovendo um melhor aproveitamento dessa ferramenta de iluminação. Configurações, funcionamento, manuseio e controle da luz do flash, acoplado ou não à câmera.
- Data: 22, 23, 29 e 30 de novembro
- Horário: sextas, das 19h às 22h, e sábados, das 9h às 16h
- Carga horária: 18 horas/aula
- Inscrição: até 21/11
- Objetivos: apresentar os princípios básicos da fotografia digital, dos principais tipos de câmeras digitais e das principais configurações. Realizar atividades práticas divididas em dois momentos no curso, quando os alunos terão a oportunidade de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos. Orientar os alunos na preparação da imagem para diversos tipos de saída (revelação digital, impressão e web) e na gravação dos arquivos digitais.
Curso: Fotografia Básica para Conservadores-Restauradores
- Data: 25 e 26 de novembro e 2, 3 e 9 de dezembro
- Horário: segundas e terças, das 19h às 22h
- Carga horária: 15 horas/aula
- Inscrição: até 21/11
- Objetivo: apresentar as possibilidades e utilização da fotografia no registro de bens culturais móveis com introdução aos princípios básicos das técnicas, específicas para documentação fotográfica: luz visível branca, luz ultravioleta, luz rasante e transmitida, macrofotografia, dentre outras, destacando a sua importância como documento e ferramenta indispensável de análise e diagnóstico das ações de restauração e conservação.
Curso: Saída fotográfica: Projeto Bairros
- Data: 11, 12, 14 e 18 de dezembro
- Horário: quartas e quintas, das 19h às 22h, e sábado, das 10h às 17h
- Carga horária: 15 horas/aula
- Inscrição: até 06/12
- Objetivos: instruir noções básicas de fotografia e composição. Inspirar o trabalho individual por meio de referências fotográficas. Promover a inserção dos artistas na vida cotidiana. Incentivar o senso de responsabilidade social em função da arte. Promover diálogos entre cidadãos e o espaço habitado por eles. Promover a inserção da arte em espaço comum. Abrir espaço para o diálogo acerca das imagens produzidas. Discutir noções básicas de arquivo e memória. Construir um material final único para todos os participantes que se beneficie do olhar de cada um. Beneficiar comunidade e cidade pela construção de um olhar crítico e do diálogo em torno dos temas: arte, fotografia e memória.
Fonte: com informações da UFMG/ Estado de Minas