Lula chega a São Bernardo onde deve discursar

Ex-presidente deixou a cadeia em Curitiba nesta sexta, após 580 dias preso, condenado no âmbito da Lava Jato

Apoiadores esperam Lula em São Bernardo.NELSON ALMEIDA (AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado neste sábado no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, seu berço político na Grande São Paulo, para discursar a militantes. Será sua segunda aparição pública desde que deixou a cadeia nesta sexta-feira, beneficiado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal que mudou o entendimento a respeito do cumprimento da pena após condenação em segunda instância. O petista volta, 581 dias depois, ao local onde falou pela última vez antes de ser preso, em abril de 2018. O ex-presidente deve insistir nos ataques à Operação Lava Jato, responsável pela condenação por lavagem de dinheiro e corrupção no caso do Triplex do Guarujá que o levou ao cárcere e ainda o mantém inelegível. Já o presidente Jair Bolsonaro fez menção à libertação de Lula pela primeira vez com um texto postado nas redes sociais: “Iniciamos a (sic) poucos meses a nova fase de recuperação do Brasil e não é um processo rápido, mas avançamos com fatos. Não dê munição ao canalha, que momentaneamente está livre, mas carregado de culpa”, descreveu.

A ida de Lula a SP foi envolta em mistérios. Na noite de sexta, as principais assessorias ligadas a ele não informavam se ele voltaria na mesma noite ou na manhã deste sábado. Os dois planos ainda estavam em discussão. Segundo a colunista Mônica Bergamo, entretanto, Lula participou de uma festa na noite de sua saída da prisão em Curitiba, onde encontrou com José Dirceu, que também deixou o cárcere ontem se beneficiando da mesma decisão do STF. Lula viaja a SP nesta manhã, acompanhado de Fernando Haddad.

O movimento em torno do sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo é bastante intenso. Muitos apoiadores do ex-presidente Lula aguardam sua chegada. Um boneco inflável de Lula foi erguido ao lado do prédio do sindicato.

Fonte: El País

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu