11º Congresso do SIND UTE

11º Congresso do Sind-UTE/MG acontece em Belo Horizonte. Evento acontece no Expominas e vai até domingo (3)

Foto: SIND UTE

 

O 11º Congresso do Sind-UTE/MG e 23º Congresso da história dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Minas Gerais, no Expominas, na Gameleira, em Belo Horizonte acontece até o próximo domingo.

O Congresso é a maior instância de deliberação da categoria e debaterá sobre Conjuntura, Política Educacional, políticas permanentes além de fazer balanço político da entidade e elaborar plano de lutas.

Este Congresso, que será um dos maiores da história do Sindicato, espera receber cerca de 2.500 participantes entre delegados e delegadas, de todas as regiões do Estado e fará uma homenagem ao professor Fausto Fábio de Araújo e à professora Helley Abreu Batista, que perderam suas vidas, em 2017, quando lutavam por uma educação para todos e todas e, portanto, deixam um imenso legado de luta.

A Programação do Congresso prevê na manhã desta quinta-feira a chegada das delegações e credenciamento até às 12h, quando haverá almoço com apresentação Cultural da Orquestra Parque.

No período da tarde, às 13h, abertura política do Congresso com homenagens e apresentação Cultural do grupo “Marias Bunita”.

Depois de discutirem e votarem o regimento interno do Congresso, será aberta a primeira Mesa do Congresso que trará uma análise de Conjuntura: “A crise brasileira e os desafios das forças populares”, com Joceli Andreoli, da direção nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Plataforma Operária e Camponesa da Energia.

“O golpe foi televisionado: mídia e democracia”, será tema da Mesa que tem como convidados: João Paulo Cunha, jornalista, colunista do Jornal Brasil de Fato e Conceição Oliveira – Maria Frô – historiadora, educadora e pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP), autora de coleções didáticas e séries para a televisão, blogueira e ativista política contra o racismo e pela igualdade étnico-racial, feminista e pró-movimentos sociais.

O primeiro dia desse Congresso será encerrado com apresentação Cultural de Carlos Nunes – ator e humorista mineiro, que já interpretou mais de 30 personagens em peças dos mais variados estilos.

 

Fonte/Fotos: SIND UTE

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu