Democracia fraturada: do golpe de 2016 aos escândalos da Lava Jato

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Coleção Âncora e a RIA Editorial lançam um livro que traz o registro de um momento triste da história recente do nosso País. Deste trabalho surgiu um documento importante, como informação, conhecimento e análise social da política nacional entre 2013 e 2016.

Foto: Gazeta do Povo

Em uma estrutura narrativa de três partes, Pedro Nunes aponta
“sete protagonistas representativos” que articulam e efetivam a série de atos que levam ao golpe: “Manifestações de Junho, protagonista de cunho coletivo com marcas indiciais que contextualizam e culminam no golpe em si”, além dos protagonistas do campo político (o ex-senador Aécio Neves e o ex-deputado federal Eduardo Cunha) que representam as Casas legislativas (Câmara e Senado).

Na segunda parte, o autor caracteriza o “protagonismo político-narcísico do ex-juiz Sergio Moro”, condutor da Operação Lava Jato, “as articulações programadas com a imprensa” e as “ações persecutórias  direcionadas ao seu réu preferido: o expresidente Luiz InácioLula da Silva”.

O livro traz uma nova análise  à “crise política protagonizada por parlamentares corruptos, com processos na Justiça, e a atuação farsesca de um Poder Judiciário estiolado, agindo em câmera lenta e de forma matreira”. E, assim, nas palavras do autor, o que fazer quando os gestores dos espaços de poder do Estado atuam como “adversários ou inimigos da democracia”?

Pedro Nunes é JORNALISTA. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-doutorado em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Professor do Programa de Pós-Graduação
em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Atuou como diretor de filmes e vídeos, destacando-se: Escolas PLURAIS (2016), Escola sem PREconceitos (2012), Graffiti Visualidades Urbanas (2008), Closes (1982). Autor dos livros Travessias Acadêmicas (2017), As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993). Organizador dos livros Jornalismo em ambientes multiplataforma (2016), Rotinas do JORNALISMO no CINEMA (2017), PROJETO XIQUEXIQUE: memórias compartilhadas (2017), ESCUTAS sobre o JORNALISMO (2017), Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012) dentre outros.

Contato: tecnovisualidades@yahoo.com.br

Para baixar o livro em formato Ebook (de forma gratuíta) acesso o link:

http://www.ccta.ufpb.br/ppj/contents/livros/imprensa-crise-politica-e-golpe-no-brasil/EBOOK_DEMOCRACIA_FRATURADA.pdf

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu