Conape acontece hoje em Belo Horizonte

Conferência Nacional Popular de Educação (Conape)  transformará BH na capital nacional da educação

Foto: divulgação Frente Brasil Popular

 

Acontece hoje (24), a partir das 14 hs a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, importante evento que irá transformar a capital mineira no centro nacional da educação. A Conape, de acordo com o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), é “uma convocação à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais; uma reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora”.

O evento começará com a Marcha “Educação se constrói com Democracia” e terminará, no dia 26, com a grande plenária que deliberará sobre o documento final, eventuais moções e, ainda, sobre o Manifesto da I Conape, serão três dias de debates, contribuições, reflexão e propostas para a educação brasileira.

Diante de tantos ataques do governo golpista, incluindo a dissolução do Fórum Nacional de Educação (FNE) da sociedade, a inviabilização de uma Conferência Nacional de Educação (Conae) realmente democrática e o pandemônio da alta taxação dos combustíveis praticados pela atual política de preços da Petrobrás, aliados à má gestão em administrar a crise do setor de transportes, o objetivo multilateral da Conape que além de reafirmar o compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora, organizar e manter a mobilização em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), também terá o teor político.

Os coletivos independentes da Frente Brasil Popular e o Coletivo Alvorada promoverão a Tenda da Democracia às 14 horas, no mesmo horário em que estará ocorrendo a Marcha “Educação se constrói com Democracia”. Logo mais a noite, a partir das 18 horas, na Praça da Estação, a ex presidenta Dilma Roussef estará no Evento.

Fonte: com informações do CONTEE

 

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu